Como deixar seu site em WordPress muito mais rápido

Um site lento para os seus usuários muitas vezes é o motivo para que você não tenha a conversão desejada. É uma questão de segundos entre um usuário decidir ficar ou sair do seu site – isso faz com que o tempo de carregamento de páginas se relacione a várias outras métricas de comportamento.

Hoje temos muitas maneiras de publicar conteúdo na internet sem grandes esforços e gastos – e o WordPress contribui ativamente para que lançar sites seja uma tarefa cada vez mais acessível. Entretanto, o trabalho não termina assim que é publicado. Manter um site desatualizado e com configurações indevidas pode, além de prejudicar resultados do site, ser a porta de entrada para problemas maiores, como perda de credibilidade e ataques maliciosos.

Um site lento, além de ser pouco atrativo para usuários, também é penalizado por mecanismos de busca, como o Google, que consideram sites lentos menos importantes – mesmo que tenha um conteúdo incrível e atenda todos os padrões técnicos e boas práticas de SEO. Viu como pode ser prejudicial?

WordPress lento? Veja como corrigir

No caso do WordPress, hoje o CMS mais amigável e usado por desenvolvedores e leigos que querem criar e manter um site, existem configurações específicas que podem trazer melhorias na performance geral. Apesar de ter uma comunidade global e ativa que oferece suporte, sites em WordPress são como qualquer outro – podem apresentar problemas, precisam de atualizações e manutenção.

Conheça os principais fatores que prejudicam a performance de sites que usam o CMS:

Servidor de hospedagem lento

Nada pior do que uma má hospedagem para deixar seu site ruim. Muitas pessoas que desenvolvem sites pela primeira vez escolhem serviços de hospedagem compartilhada, principalmente pelo seu custo. Independentemente do tamanho do site e funcionalidades dele, servidores desse tipo oferecem tempos de resposta inferiores no primeiro byte recebido e entrega de recursos, como imagens e arquivos importantes para exibição completa das páginas.

É um dos primeiros pontos para checar quando um site em WordPress está com uma entrega mais lenta. Existem serviços de hospedagem on cloud e dedicados a preços acessíveis no mercado; a migração para um novo servidor pode exigir poucas horas de trabalho de um desenvolvedor mas o retorno será um ambiente mais rápido e necessário – afinal, um serviço de hospedagem não deve ser um fator que limita seus resultados.

Erros de configuração

O WordPress possui ferramentas muito boas para personalização de suas páginas, porém se você não ficar de olho nas configurações corretas das suas páginas, pode acabar com um site pesado (pela quantidade de alterações) e sobrecarregar o servidor, principalmente quando existem conflitos de configuração.

Tamanho de páginas

Páginas com muita mídia, como vídeos, imagens e anexos demoram mais para carregar pelo tamanho total da página. Pense bem em como você montará a sua página, desde o que vai anexada nela até a forma como você vai colocar tudo aquilo no layout para que ele não fique sobrecarregado.

Formatos de arquivo de imagens e vídeos que você sobe para o seu site devem ter o tamanho e formato certo para que tenham a melhor performance possível e não prejudiquem a rapidez do WordPress.

Plugins

Plugins são usados amplamente dentro do WordPress para implementar funcionalidades novas. Um site feito dentro dessa plataforma precisa, de todo e qualquer jeito, ter seus plugins atualizados, reduzindo o risco de conflitos com o tema e arquivos do core do WordPress.

As atualizações do WordPress e de plugins muitas vezes são orientados para melhoria de performance, compatibilidade e correção de pequenos erros e brechas de segurança – por isso pare agora mesmo de ignorar as notificações de atualização.

É comum ver sites que possuem muitos plugins, alguns deles particularmente pesados (como o Jetpack ou Woocommerce).  Quanto mais plugins, maiores as chances de lentidão. Preste sempre atenção para ter somente aquilo que é realmente necessário e, atingindo uma quantidade grande de plugins instalados, considere um redesign de performance, substituindo plugins para fins estéticos por linhas de código em arquivos do WordPress (CSS e JS) e enxutando o máximo de funcionalidades do site, mantendo apenas o necessário.

Scripts e requisições externas

Entrega de anúncios (afiliados, retargeting), requisições de fontes, scripts e qualquer outro tipo de recurso precisa estar de acordo com as configurações de seu site para que ele tenham um bom desempenho.

Aqueles que aparecem de “surpresa” no rodapé da página, ou como pop-ups no meio da leitura do seu conteúdo, além de serem muito pesados, são incômodos para os usuários, que muitas vezes acabam deixando de consumir o seu conteúdo por conta de lentidões e fatores que atrapalham a experiência dele dentro do site.

Como deixar WordPress mais rápido

Existem muitas formas de você melhorar a sua performance dentro do WordPress com ferramentas que potencializam a sua velocidade e entrega, gerando mais tráfego e clientes para o seu site. Conheça as principais abordagens para tratar a performance do seu site.

Otimize imagens

O próprio WordPress possui e oferece aos seus usuários um plugin de otimização de imagens oficial que as deixa no melhor tamanho e formato para o seu site.

Ebook sobre otimização de imagens
Otimize suas imagens com as dicas completas do ebook Essential Image Optimization

Imagens compactadas sem perda em sua qualidade (lossless) nos formatos modernos da web podem reduzir o tamanho total das suas páginas e o espaço de armazenagem ocupado no servidor de hospedagem.

Aposte no CDN

Content Delivery Networks servem para hospedar e facilitar a distribuição de imagens e arquivos estáticos (como os .css e .js). Os navegadores têm uma quantidade limitada de arquivos a serem baixados simultaneamente. Ter um CDN que hospede esses arquivos e os distribua de forma mais ágil fazem com que a velocidade do carregamento das suas páginas seja beneficiada.

Cloudflare para WordPress
O CloudFlare oferece em seus planos gratuitos proteção e segurança. Também oferece CDN nos planos pagos.

O CND pode ser usado através da contratação de um serviço de hospedagem especializado, mas hoje o WordPress também oferece uma ferramenta interna e gratuita para esse recurso, o Photon.

PHP atualizado

O PHP é a linguagem de script open source que é utilizada para o desenvolvimento web sob a qual o WordPress foi criado.

Requisições por segundo e versão do PHP
Benchmark realizado pela empresa de tecnologia Kinsta revela que quanto mais atualizado o PHP, melhor a performance do WordPress

Hoje o WordPress oferece suporte ao PHP 7, a versão da linguagem mais atual, que é mais rápida que as anteriores e permite mais requisições simultâneas, deixando o site mais robusto para picos de acesso. A atualização do PHP é feita nos servidores, o que pode demandar um profissional especializado.

Banco de dados limpo e cache

Considere instalar um plugin que traga a tecnologia de cache para seu site. Ele tornará as páginas muito mais rápidas para visitantes que retornam, já que os recursos uma vez carregados não precisarão ser baixados novamente pelo navegador.

Plugin de cache para WordPress
O W3 Total Cache é um plugin gratuito que oferece configurações simples e avançadas para deixar sites WordPress mais rápidos. Destacamos a funcionalidade de cache e minify de arquivos HTML, CSS e JS.

Além do cache, mantenha seu banco de dados atualizado e limpo. Plugins como o WP-Optimize e o W3 Total Cache são as opções mais usadas. Considere usar serviços de terceiros, como o Cloudflare, que oferece tecnologia de cache e outras melhorias de segurança em seu plano gratuito.

Temas otimizados e responsivos

É ótimo que o WordPress nos dê tantas opções de temas e formas de usar a plataforma, mas isso muitas vezes pode prejudicar os usuários que não dominam 100% a programação de Websites. Escolher temas mais leves e responsivos é a melhor maneira de manter o seu site com a melhor performance.

Como posso verificar se meu site está lento?

Muitas pessoas acreditam não estar com um site lento porque ele carrega rápido em primeiro momento. Isso não quer dizer muita coisa. Visitantes frequentes de um site (e você provavelmente visita o seu frequentemente) possuem as informações necessárias armazenadas em cache, o que faz com que eles carreguem com mais facilidade – coisa que não se repete caso um usuário esteja visitando o site pela primeira vez!

Para testar a velocidade do seu site, existem várias ferramentas online que podem te mostrar com exatidão o tempo que ele leva para carregar. O Teste de Performance oferece um panorama completo dos tempos de carregamento da sua plataforma – o ponto de partida ideal para otimizar ainda mais a sua presença digital e melhorar suas conversões.

Precisa de ajuda para deixar seu WordPress rápido? Comece com uma análise de desempenho e acompanhe as dicas dos nossos especialistas em performance!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *